Bíblia Perguntas e Respostas.

Criar um Site Grátis Fantástico

108 - Como foi a morte de Paulo? Está na Bíblia?

108 - Como foi a morte de Paulo? Está na Bíblia?

108 - Como foi a morte de Paulo? Está na Bíblia?

 

Pergunta de Patricia Nunes Martins de Alfredo Chaves - ES, e resposta de Prof. Dr. Odalberto Domingos Casonatto em 03/06/2016):

Pergunta em forma extendida:

108 - Onde consta como foi a morte de Paulo de Tarso? Tem na Bíblia?

 

 Olá Patricia Nunes Martins de Alfredo Chaves - ES!

 Na verdade não encontramos uma citação bíblica sobre o local preciso, a cidade a forma com que Paulo foi morto!

Temos muitas informações e narrativas sobre a morte de Paulo mas todas extra bíblicas. São escritos e testemunhos da tradição cristã que foram desde o início aceitos e narrados como verdadeiros. A realidade é está.

A literatura Paulina é vasta, são muitos escritos incluindo os Atos dos Apóstolos, escrito por seu secretário e médico, Lucas, mas nada está registrado da morte de Paulo.

 Considerações da tradição apostólicas que hoje possuímos e que são consideradas como verdadeiras.

 Primeiras condenações de Paulo.

 O livro dos Atos dos Apóstolos narram os momentos difíceis que Paulo passou em Jerusalém, no anuncio do Cristo ressuscitado. Apenas recordamos esta passagem dos Atos 25,19-21, que apresentam como Pórcio, Festo, o rei Agripa e Berenice que pressionados pelos judeus tentam condená-lo a morte. Como sabemos Paulo se defende com o título de cidadão Romano, escapando da morte. Enviado para ser julgado a Roma no outono do ano 60 d.C, sob o governo de Festo. Nesta viagem por motivo de tempestade, permanece 90 dias na ilha de Malta. Até que é conduzido a Roma. Depois de um processo de 2 anos recebe a liberdade. Surge neste momento a figura de Nero que acusa os cristão de incendiarem Roma.

 Narrarias da prisão, condenação e morte do apóstolo Paulo.

 Em 67 d.C. retorna a Roma acompanhado por Lucas e reconstitui a Comunidade, dizimada pelas perseguições de Nero. Paulo passa a viver na margem esquerda do Rio Tibre, perto da ilha Tiberina. Neste local ergueu-se uma Capela dedicada a sua memória “San Paolo alla Regola”. Foi preso e acusado de chefiar a seita cristã. Neste segundo cativeiro, sua situação ficou complicada pelo fato de pesar sobre os cristãos a acusação de terem incendiado Roma e era tratado “como malfeitor”. (2 Tim 2,9).

 Circunstâncias envolventes da morte de Paulo:

 Alguns biógrafos de Paulo mencionam que Paulo foi decapitado fora da cidade de Roma, “ad Aquas Salvias”, e os seus discípulos o enterraram numa propriedade particular as margens da via que leva para Óstia.

A Igreja Católica venera o lugar e erigiu um grande Igreja chamada Basílica de São Paulo fora dos muros. Que lembra o fato e considera este local das três fontes o indicado na morte de Paulo.

No entanto os últimos anos de Paulo só se consegue conhecer, fazendo uma combinação de datas e notas que foram escritas nas cartas Pastorais. Acreditamos que nesta forma de estudar a biografia de Paulo é a que se aproxima mais da verdade.

 Últimos julgamentos e morte de Paulo seguindo as cartas Pastorais Timóteo e Tito:

 Paulo por ser cidadão romano, devia ser julgado pelo Tribunal Imperial. No primeiro Interrogatório permitiram ao Apóstolo fazer a sua própria defesa, da acusação de cumplicidade no incêndio de Roma. Mas ninguém o ajudou, senão DEUS. (2 Tim 4,16-17) Contudo, deve ter se saído bem, pois a audiência foi suspensa sem qualquer condenação. Este é um dos textos das cartas pastorais que nos ajudam a entender o final da vida de Paulo.

Na prisão escreveu a Timóteo (a Segunda Epístola a Timóteo), a quem cuidava e o tinha como filho espiritual nomeando-o como executor de seu testamento. Tinha esperança de vê-lo ainda uma vez, pede também uma velha capa que deixara em Trôade, a friagem do calabouço estava minando rapidamente a sua saúde.

No outono do ano 67 na Segunda Sessão do Tribunal Paulo é condenado e só resta a ele a entrada no reino dos Céus, a segunda carta a Timóteo 4,7-8 muito bem descreve:

 “Combati o bom combate, terminei a minha carreira, guardei a fé. Desde já me está reservada a coroa da justiça, que o SENHOR, justo juiz, me dará o Senhor naquele Dia, e não somente a mim mas a todos os que tiverem esperado com amor a sua Aparição” (2 Tim 4,7-8) Bíblia de Jerusalém

 No segundo Interrogatório Paulo é sentenciado a morte.

 Levaram Paulo ao longo da Via Ostiense, seguindo pela Porta Trigemina, passaram pela Pirâmide de Céstio e pelo local onde hoje se encontra a Basílica de São Paulo Extramuros que foi o lugar da morte. A seguir o cortejo deixa a estrada e vão até o local onde ele foi executado. Hoje naquele lugar, existe a “Piazza Tre Fontane”. No local da execução, a cabeça do Apóstolo tombou por um golpe de espada.

De acordo com a opinião mais comum, Paulo sofreu o martírio no mesmo dia e no mesmo ano que o Apóstolo Pedro, mas em locais diferentes.

 Fontes:

Bíblia de Jerusalém, Ed. 1981 no quadro cronológico, na parte final.

Dicionário Enciclopédico da Bíblia, A. Van den Born, Vozes, 1977, pág.1138-1147, verbete Paulo.

Paulo Trabalhador e Evangelizador, mês da Bíblia 1991.

BUSCEMI, A., Marcello, Paulo, vita, lettere e messagio, Gerusalemme, 1982, pág,18ss.

ZEDDA, SILVÉRIO, Prima lettura di San Paulo (Introduzione, Analisi – Parafrasi, Note, Torino,  4 edizione, 1964.

Material didático escrito e utilizado nas aulas dos Atos dos Apóstolos e Cartas Paulinas, Instituto de Teologia de Passo Fundo, Rs, 2003.

 

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

Rating: 2.6/5 (361 votos)




ONLINE
1







 

 Faça perguntas sobre a Bíblia,

espertos no estudo da palavra

de Deus, Professores de Biblias

darão uma resposta.

 

Como enviar uma PERGUNTA BIBLICA?

CLICAR SOBRE O EMAIL, escrever a pergunta.

CLICAR EM ENVIAR .

 Em seguida um esperto em Bíblia vai te responder no site.  

Email: odalberto_domingos@hotmail.com

 

Encontrarás neste site:

Perguntas e respostas sobre a

Biblia Sagrada.

Artigos

Estudos Bíblicos.

Arqueologia

Geografia Bíblica.

Fotos das terras Biblicas.

Curiosidades.

Noticias do mundo Bíblico

Livros Biblicos