109 - O que é método histórico-crítico?
109 - O que é método histórico-crítico?
Pergunta de Eugênio Domingos Ramos de Salvador - Bahia e resposta de Prof. Dr. Odalberto Domingos Casonatto em 08/08/2016:
O que é método histórico-crítico?
Olá Eugênio Domingos Ramos!
A leitura e a interpretação da Bíblia utilizam métodos interpretativos que ao longo do tempo se desenvolvem e dão lugar a novos métodos de leitura de acordo com as pesquisas e as novas descobertas do estudo exegético.
O método Histórico critico o que é?
O estudo bíblico que segue o método histórico critico tem como objetivo reconstruir os fatos históricos que aparecem nos escritos bíblicos. Este estudo da prioridade a reconstrução da história e sua compreensão na interpretação dos textos.
Este método histórico critico, já teve muita importância e foi muito utilizado pelos estudiosos, hoje sua relevância é menor e segue-se outros critérios interpretativos.
Pouco a pouco os estudiosos, passaram a entender que embora a história seja importante na sua compreensão e reconstrução dos textos bíblicos não é ela que ocupa o lugar central na interpretação, compreensão e mensagem de salvação que os textos nos apresentam.
O Método histórico critico se pergunta: O que estamos lendo nos escritos bíblicos, aconteceram de fato? A palavra ali escrita, foi falada de fato por seus autores?
Encontramos ainda alguns critérios externos e internos no método histórico critico que valem a pena recordar:
- critérios externos:
- Tem importância os documentos que reportam os fatos. Sejam eles administrativos ou literários.
- As provas arqueológicas que vão sendo colocadas a luz.
- critérios internos:
Tentar descobrir as contradições internas do texto, as probabilidades e formas com que os textos narrados surgiram.
Os racionalistas, colocam muitas dificuldades na aceitação das narrativas de milagre.
Para início de estudo já é um bom caminho. Tente descobrir outros métodos de leitura e compará-los com o método histórico crítico. Tudo vai se clarear melhor.