125 A Besta é a igreja católica?Papa é Anti-Cristo
125 É certo pensar que: A Besta é a igreja católica? E o Papa é o Anti-Cristo?
Pergunta de Elielson Oliveira de Goiânia - GO! e resposta de Prof. Odalbero Domingos Casonatto em 28/02/2018:
Olá Elielson Oliveira de Goiânia - GO!
Este tipo de afirmação, um tanto acusatório a Igreja Católica e ao Papa, é muito comum de ouvir. Penso que não vale a pena querer rebater está argumentação. Pouco vai mudar, as pessoas ficarão ressentidas e deveríamos seguir outras formas de interpretação mais seguras e que ajudam na compreensão deste livro da Bíblia, que está carregado de símbolos, números etc.
Durante minha vida acadêmica, como professor de Novo Testamento, tive oportunidade de conduz a cadeira do Apocalipse, dentro do currículo da Teologia, na área Bíblica.. Sempre foi tema controverso, e a pergunta sempre ressurgia quem seria a besta do Apocalipse. Nomes dos mais diversos apareciam, tanto na aérea religiosa: seria o Papa Francisco? Seria a Igreja católica? Ou mesmo na área política: seria o Presidente dos USA? Donald Trump? Seria o presidente da Coreia do Norte, Kim Jong-Woon? Felizmente os autores que interpretam o Apocalipse buscam uma interpretação com fundamentos da realidade da época em que foi escrito o Apocalipse, fornecendo-nos dados objetivos, e colocando como a besta, os perseguidores da comunidade seguidora de Jesus Cristo, no primeiro século que seriam os Imperadores Romanos, no caso Nero, (a besta do apocalipse).
Penso que melhor ‘’e seguir está interpretação do que querer discutir, nomes ou Instituições, que estão longe da realidade que surgiu o Apocalipse.
Concluindo: é melhor viver a mensagem verdadeira que o Apocalipse transmite: Jesus Cristo é o Senhor do Universo, nos cuida e com Jesus nada poderá nos destruir, do que discutir temas que pouco nos anima na caminhada da vida.
Consulta:
BORTOLINI, JOSÉ, O Apocalipse, Paulus, São Paulo, 2 edição, 1997.
RICHARD, PABLO, Apocalipse, reconstrução da Esperança, Vozes Petrópolis, 1996.
DURANTI, AURELIA, El Apocalipsis: Um libro de Esperanza. Comunidad de Guichon, Diocese de Salto, Uruguai, 1987.