65 - Sou evangélico, como perder o receio de falar
65 - Sou evangélico, como perder o receio de falar em público!
Pergunta de Fernando Aparecido Dias de Franca / SP e resposta de Prof. Odalberto Domingos Casonatto em 28 de setembro de 2014.
Sou evangélico por isso preciso me aperfeiçoar mais, pois gosto de participar na minha igreja, mas às vezes fico meio tímido no púlpito?
Olá Fernando Aparecido Dias!
Praticamente não é uma pergunta que fazes, estás preocupado em descobrir o porquê do receio em falar em público com tranquilidade diante da comunidade da Igreja.
Falar em público é uma arte, como arte precisa de prática, tempo disponível para preparar-te etc.
Todo o pregador de renome na atualidade passou pela mesma crise que estas passando, a timidez diante das pessoas. Como auxílio na aprendizagem existe muitas maneiras de se aperfeiçoar no falar em público. As escolas de Teologia têm em seus currículos cadeiras voltadas para o falar em público. Nestas aulas são apresentados materiais e técnicas das mais diversas.
Outro ponto a considerar é que muitas pessoas tem mais facilidade em apresentar-se em público, para isto foram treinadas desde criança. Fazendo leituras em público, debatendo assuntos e no final pregando os ensinamentos evangélicos nas comunidades.
Falas da timidez que possui, mas isto não é nenhum empecilho para ser um bom pregador. Deverás se treinar falar em público, e cada nova apresentação tudo ficará mais fácil.
Se tiveres um determinado assunto para falar em público é importante preparar o assunto, buscar inspiração em Deus para que seja tua luz.
Qualquer fala em público merece preparação. Deverás dominar o assunto a tal ponto que não precises mais do escrito, possas falar livremente, comunicando-te melhor, e mostrando aos ouvintes que dominas o assunto.
Que a fala tenha um título compreensível, uma introdução ao assunto, no mínimo 3 pontos a serem desenvolvidos e uma conclusão que empenhe o ouvinte.
Concluindo:
Não existe motivo a temer. É suficiente, uma boa preparação conhecer a índole dos ouvintes, e deixar o espírito de Deus agir na tua fala. Tudo se tornará atrativo, e comprometerás os ouvintes.