120 - CEBs? Teologia Libertação? Respaldo bíblico?
120 - CEBs? Teologia da Libertação? Respaldo bíblico?
Pergunta em forma extensa:
O que são CEBs? O que é a Teologia da Libertação? Tem respaldo bíblico?
Pergunta de Ruben de Lisboa Portugal resposta de Prof. Odalberto Domingos Casonatto em 24/10/2017
Olá Ruben!
A Teologia da Libertação, com os pés na pobreza e miséria Latino Americana.
Sua pergunta alimentou a caminhada da Teologia das Igrejas nos últimos 50 anos. Da mesma forma o estudo da Teologia em todas as suas áreas e desmembramentos dependeu da opção em que os Institutos de Teologia direcionaram seus objetivos. Alguns não todos adotaram seguir a Teologia da Libertação, mas uma grande maioria se mantiveram fiéis a Teologia tradicional. O maior centro de estudos de Teologia da Igreja católica situado em Roma e que prepara os futuros professores de Teologia espalhados pelo mundo, continuaram o seu caminho, com o ensino da Teologia tradicional apresentando seus tratados de estudos baseados na teologia tradicional. Um mesmo manual, utilizado em Roma, segundo a Teologia tradicional poderia ser usado em qualquer outro Instituto de Teologia do mundo. A Teologia da Libertação quebra esta teologia dos manuais, pois parte da realidade de cada país, e Igreja para se fazer Teologia. O pensar teológico, na Teologia tradicional tem como ponto de partida Deus, para depois chegar a realidade, humana.
A Teologia da Libertação que alguns Institutos de Teologia adotaram, em particular no Brasil, tinham o ponto de partida a realidade humana, para depois chegar até Deus. Como fazer uma Teologia na America Latina ignorando a pobreza e a miséria que viviam milhões de filhos de Deus batizados e chamados de cristãos. Foram dois caminhos opostos que durante muitos anos se digladiaram, com os mais variados professores do mundo Teológico. No Brasil, a figura proeminente foi Leonardo Boff, quando publicou o livro Jesus Cristo Libertador, (era uma nova maneira de se fazer Cristologia). Este novo modo de fazer teologia utilizando o método da Teologia da Libertação foi seguido por inúmeros professores e personalidades do mundo teológico tais como, Clodovis Boff, frei Beto, Frei Carlos Mesters, que início a leitura popular da Bíblia, Pe. Comblin, Frei Gorgulho, Arcebispo Arns, Dom Helder, dezenas de outros nomes....
A comunidades Eclesiais de Base
Como o próprio nome diz: São comunidades chamadas eclesiais, de Igreja, formadas de pequenos grupos chamados bases. Estas comunidades procuram transformar a realidade seguindo o método da Teologia da Libertação que tem como base remota o método do movimento operário: o Método VER, JULGAR E AGIR.
Portanto da Teologia da Libertação nasce o movimento das comunidades Eclesiais de Base. Estas comunidades, é formada de pequenos grupos de famílias, que buscam se organizar a partir do método da Teologia da libertação: Os encontros da palavra de Deus, começam com a análise da realidade que vivem, se busca iluminar a realidades com a palavra de Deus e um terceiro passo transformar esta realidade com a vida. Algumas comunidades ainda vão mais adiante e procuram celebrar estes fatos.
Onde aparece o respaldo Bíblico?
O método da Teologia da libertação também utilizado pelas CEBS, procuram iluminar a realidade com a palavra de Deus, o texto Bíblico. Este é o respaldo bíblico que deve ser cultivado. Muitos grupos de CEBS, assim cresceram e transformaram suas realidades e suas comunidades: participativas, humanas e solidárias.