122 - Estreito do Rio Uruguai Marcelino Ramos 1968
DEPOIS DE 50 ANOS...... RECORDAR É VIVER!
O Estreito do Rio Uruguai 1968 -– Antes da Barragem de Itá - SC
Proeza que só os jovens sem noção de perigo se desafiavam.... ano de 1968
Odalberto Domingos Casonatto
O “Estreito do Rio Uruguai”, em Marcelino Ramos, RS é um canal do Rio Uruguai de 9 Km com início no célebre estreito do Rio Uruguai onde se podia com um passo atravessar o Rio Uruguai, transformado em estreito canal de 60 cm de embocadura em época de seca. Mais abaixo estava o “passo da formiga” que em tempo de seca se podia atravessar caminhando por uma ponte de pedra.
Os mais corajosos davam um passo para atravessar, o Estreito do Rio Uruguai, mesmo sabendo que alguns jovens alí perderam a vida caindo e desaparecendo para nunca mais serem encontrados.
Um pé em Santa Catarina outro no Rio Grande do Sul.
Apesar disto tudo, muitos jovens queria fazer a proeza, para mim não foi diferente, além de permanecer com um pé em Santa Catarina e outro no Rio Grande do Sul, foi tudo registrado em foto. É claro que barulho da água era tanto que a todos amedrontava. Entretanto nesta proeza um braço estava amarrado por uma corda segurado por um grupo de Jovens que também queriam desafiar o estreito do Rio Uruguai.
A Usina de Itá cobre de águas o estreito do Rio Uruguai
A construção da Usina Hidrelétrica de Itá ou UHE ITÁ localizada no rio Uruguai, na divisa dos municípios de Itá, e Aratiba, submergiu o pouco conhecido Estreito Augusto Cesar, popular “ Estreito do Rio Uruguai” “canion” com 8.900 metros de extensão, onde o rio Uruguai, que chega a ter mais de um quilômetro de largura em alguns pontos, estreitava-se para poucos metros de largura e, em um certo ponto - com apenas 60 centímetros - permitia que se colocasse um pé em cada lado do rio, local preferido para fotos. Além disso, quando o rio baixava muito, aparecia o célebre "Passo da Formiga", quando era possível atravessar o rio por uma "ponte de pedra", sem precisar entrar na água.
Hoje devido a construção das Usinas muitas belezas naturais firam perdidas, uma foi está o Estreito do Rio Uruguai outra foi as Sete Quedas do Iguaçu no Rio Paraná.
A todos aqueles que visitaram estas duas belezas ficou a gratificação da lembrança destas belezas naturais que ocupa um lugar de destaque no mundo inteiro.
Foto: No Estreito do Uruguai - Marcelino Ramos - RS em 1968