19 - Por que existem tantos tipos de Bíblias?
Por que existem tantos tipos de Bíblias?
Pergunta de Rinaldo Oliveira e resposta do Prof. Odalberto Domingos Casonatto
Olá Rinaldo Oliveira de Olinda, PE!
A quantidade de edições da Bíblia confirma quanto o ser humano é complicado para chegar a uma unidade.
Tudo deveria ter como fundamento os textos originais, mas isto com o andar dos anos foram acontecendo mudanças drásticas.
Logo no início houve a necessidade da tradução para uma língua mais compreensível. Assim o texto original em hebraico, tornou-se de difícil compreensão, pois não era falado e considerado língua sagrada. A Bíblia sofre a primeira alteração foi traduzido para o grego, a chamada Bíblia Septuaginta em Grego. (Chama-se Septuaginta, pois foi traduzida por 70 pessoas conhecedores do hebraico para a língua grega). A língua grega era mais compreensível e fazia parte da conversa do dia a dia das pessoas. A palavra de Deus nesta língua ficaria mais compreensível e conhecida.
Mais tarde surge o Novo Testamento escrito em grego da Koiné (popular)
Mais adiante o Latim se tornou uma língua mais conhecida e foi Jerônimo que traduziu a Bíblia para o Latim. Conta a história de Jerônimo que ele foi para a Terra Santa aprendeu o hebraico de um rabino judeu e depois traduziu a bíblia Antigo Testamento do hebraico para o Latim junto a gruta de Belém. Com Lutero a Bíblia foi traduzida para o Alemão. Iniciando a livre interpretação da Bíblia, sem a necessidade de uma revisão das autoridades.
Na atualidade as edições e traduções da Bíblia estão praticamente nas mãos das editoras. Estas traduziram dos originais, imprimem e vendem. Como a Bíblia é o livro mais vendido do mundo, a concorrência nas edições e venda da Bíblia é muito grande.
No lado católico existem muitas editoras que traduziram a Bíblia. Algumas dos originais outras de línguas latinas e posteriormente para o Português. Citamos as varias editoras: Vozes, Paulinas, Paulus, Loyola, Ave Maria., CNBB, etc... existindo ainda algumas Bíblias populares, como a Bíblia Pastoral, A bíblia em linguagem popular, bíblia para as crianças etc.
As editoras protestantes, da mesma forma têm suas edições. Edições Vida Nova, Sociedade Bíblica do Brasil etc...
Terminando:
Se por um lado a profusão de traduções e edições de Bíblia existem no mercado imaginamos que estamos dispersos e desarticulados empobrecendo em vez de enriquecer na busca da unidade, por outro lado vem demonstrar o interesse pela palavra de Deus, e a vontade de torná-la conhecida tornando-se assim uma riqueza que empenha milhares de pessoas nesta missão de divulgação da palavra de Deus e sua vivência.