74 - Nós cristãos podemos comer carne de porco?
74 - Nós cristãos podemos comer carne de porco?
Pergunta de Israel de Cascavel / PR, e respondida pelo Prof. Dr. Odalberto Domingos Casonatto em 16 de novembro de 2014
Olá Israel, Cascavel / PR,
Encontramos na Bíblia no livro do Levítico 11,7 que a carne de porco é uma carne impura, não serve como alimento ao ser humano. Por este ensinamento Bíblico o povo de Deus não podia comê-la.
O texto do livro de Levítico 11,7 diz:
“Tereis como impuro o porco porque, apesar de ter o casco fendido partido em duas unhas, não rumina;” (Levítico 11,7) Bíblia de Jerusalém.
No livro do Levítico encontramos as restrições alimentares dadas por Deus aos israelitas (judeus). Estas restrições continuam válidas para os judeus até hoje. Entendiam-se estas restrições dadas por Deus que ele separou os animais em puros e impuros para a alimentação do povo. Olhando com atenção estas restrições no Antigo Testamento elas indicam que Deus, queria fazer distinção entre Israel seu povo e os gentios (os outros povos). Para Deus o seu povo era representado como sendo os animais puros, e os animais impuros representavam os gentios. Para o povo de Deus as normas do sistema do puro e impuro eram vividas em diferentes setores da vida de Israel, inclusive na alimentação.
Com a chegada de Jesus Cristo e a nova aliança passa a ser vivida nas comunidades começaram a incluir os gentios (não judeus), esses a partir deste momento os conceitos alimentares foram suspensos, pois, sendo os gentios participantes dessa aliança, já não há a necessidade dessa distinção.
Um fato vivido por Jesus e narrado no Novo Testamento demonstra a suspensão das restrições alimentares em Marcos 7,19:
“…porque nada disso entra no coração, mas no ventre, e vai para a fossa?( E, assim, considerou ele puros todos os alimentos)” (Mc 7, 19). (bom seria ler todo o capítulo...)
Entretanto o Novo Testamento indica a importância da santidade e da pureza (em todas as áreas da vida), que é a identidade de um santo. Restrições alimentares, portanto, já não são necessárias.
Por isso, não há problema algum em o cristão comer carne de porco.
Sempre continua a máxima a ser trabalhada que é o cuidado do nosso corpo que é templo do Espírito Santo.
Concluindo:
O que posso dizer-te ainda, comer carne de porco uma vez ou outra não faz mal, não estarás pecando, Jesus no Novo Testamento mostra outro caminho. Deixo o conselho, que a carne de porco tem restrições na alimentação, que são doenças possíveis de transmissão e o excesso de gordura que poderá encurtar a tua existência.