Bíblia Perguntas e Respostas.

48 - Visita do Presidente Barak Obama ao Brasil.

48 - Visita do Presidente Barak Obama ao Brasil.

48 - Visita do Presidente Barak Obama ao Brasil.

Prof. Dr. Odalberto Domingos Casonatto

Fomos agraciados com uma rápida visita (final de semana) do Presidente norte americano) sua família e comitiva econômica a cidade de Brasília e ao Rio de Janeiro. No sábado pela manhã, presenciamos sua chegada na Base Aérea de Brasília, em seguida deslocou-se para o Hotel e às 10 horas já estava em reuniões. Demostrou uma determinação muito grande, uma simpatia a toda prova, percebido em seu olhar e vontade de cumprir a agenda estabelecida a risca sem perder algum minuto. Sabemos quanto é cansativa uma viagem noturna aérea, pelo barulho da aeronave, troca de fusos horários e horários diferenciados para serem cumpridos. Que o Presidente Obama conserve esta disposição ao trabalho em suas visitas oficiais.

Fora isto não devemos sonhar com vantagens na visita de Obama. Foi uma visita histórica, um presidente negro a um país, o Brasil, com parte expressiva e significativa de sua população de origem afro-descendente. Este é um fator significativo. As imagens da TV mostraram a chegada do Presidente, sua família, e comitiva econômica. A presença impar de sua esposa na visita compensou a frieza da segurança americana que suspendeu o discurso público de Obama, na Cinelândia no Rio, palco das maiores manifestações políticas brasileiras. Restou a fala de Obama para um milhar de pessoas escolhidas no Teatro Municipal. O ideal seria uma fala pública de Obama na Cinelândia do Rio de Janeiro. Tivemos que pagar por fatos e acontecimentos que causam medo e preocupações a qualquer esquema de segurança. Infelizmente é a consequência por atitudes que obscurecem os relacionamentos humanos.

Esta visita será, outrossim, uma reaproximação depois de divergências de Busch com a política externa do governo Lula. Perguntamo-nos e também todos os jornalistas que faziam a cobertura da visita o porquê que o ex-presidente Lula não esteve no almoço oficial e nem mesmo o atual vice Presidente Temer encontravam-se outros ex-presidentes, como Fernando Henrique Cardoso, Sarney etc. Não foi ouvida uma resposta satisfatória. Mas o pensamento americano quanto aos negócios, não devemos nos iludir, não irão mudar. Continuará sempre com a mesma batida autoritária, proteger seus produtos e pagar “preço de banana” o que importam. O modo de negociar feito até hoje irá continuar. Aquilo que prejudica transações comerciais existe taxa que os protege.

O jornal norte americano “The New York Times”, argumentou que a viagem de Obama à América Latina foi "ofuscada desde o início" pelos acontecimentos na Líbia, e a reação para defender os opositores do ditador Muammar Kadafi. Falando dos acordos estabelecidos na visita o Jornal argumenta: Os responsáveis pela administração de Obama previam os benefícios econômicos para os EUA, nesta visita de Obama ao Brasil. Sua equipe econômica feichou varios acordos econômicos importantes.

O “Wall Street Journal” em seu editorial, considerou a visita de Obama ao Brasil "importante". Uma das razões de Obama ter visitado ao Brasil são os “interesses geopolíticos compartilhados pelos Estados Unidos com a maior democracia da América Latina”

Muitos vêem nesta viagem oportunidade para novamente salientar a influência norte-americana na região uma vez que o ex-Presidente George W. Bush se omitiu. Resultou da visita assinaturas de uma serie de acordos entre as duas nações e a redução de barreiras comerciais.

Sabedores das recentes descobertas de petróleo na costa brasileira os americanos se propõem ajudar o Brasil com tecnologia e apoiar o desenvolvimento dessas reservas de petróleo de forma segura e de serem um dos seus melhores fregueses no futuro.

A grande página em branco da visita foi a omissão de tratativas sobre a questão do meio ambiente. Parece que propositalmente pouco se falou do Meio Ambiente, e que o USA polui assustadoramente a atmosfera tendo uma grande dívida para com a humanidade. Sabemos muito bem da posição americana quanto ao aquecimento global, o efeito estufa, que comprometem a humanidade. Mas até hoje nada de prático e concreto foi estabelecido. Pelas conclusões das Conferências Mundiais, teremos que esperar por muito tempo. A não ser que algum acontecimento muito grave faça com que os países poluidores da atmosfera mudem de pensamento.

 

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

Rating: 2.7/5 (463 votos)




ONLINE
2







 

 Faça perguntas sobre a Bíblia,

espertos no estudo da palavra

de Deus, Professores de Biblias

darão uma resposta.

 

Como enviar uma PERGUNTA BIBLICA?

CLICAR SOBRE O EMAIL, escrever a pergunta.

CLICAR EM ENVIAR .

 Em seguida um esperto em Bíblia vai te responder no site.  

Email: odalberto_domingos@hotmail.com

 

Encontrarás neste site:

Perguntas e respostas sobre a

Biblia Sagrada.

Artigos

Estudos Bíblicos.

Arqueologia

Geografia Bíblica.

Fotos das terras Biblicas.

Curiosidades.

Noticias do mundo Bíblico

Livros Biblicos