60 - A Reconstrução do Haiti e a ajuda Latino-Amer
60 - A Reconstrução do Haiti e a ajuda Latino-Americana.
Prof. Dr. Odalberto Domingos Casonatto
Eu penso que pouco virá dos latino americanos!
Infelizmente terá pouca colaboração latina americana, os americanos, que estão chegando vão querer controlar o aeroporto, impor a língua, como língua oficial e amedrontar o povo com aparatos de segurança e pouco ouvir os outros contingentes militares. Pensam que tem a solução para tudo. Se isto fosse verdade, Não teriam saído mal da Guerra da Correia, não teriam amargado anos no Vietnam deixando milhares de seus filhos mortos lá, ou mais recentemente no Afeganistão. Parece que as lições da história não os ensinam. Pensam que terão a solução para o Haiti devastado pelo terremoto, através de sua força e organização militar.
E claro que agora no primeiro momento os americanos bem como todos os outros contingentes militares e ONGS poderão dar aos haitianos, ainda atordoados pelo terremoto, uma ajuda emergencial imprescindível, mas passado estes primeiros momentos a realidade passa a ser outra.
O que eu acredito é que o Haiti, só será reconstruído se for pelos Haitianos. Se não nascer uma liderança que animará o povo a refazer suas casas, a trabalhar a terra e tirar os alimentos, jogar as redes no mar e montar sua incipiente indústria e os países que querer ajudar comprar a produção excedente a um mercado justo tudo levará ao caos. Podemos então imaginar que a reconstrução do Haiti por estrangeiros, estará fadada ao fracasso. Será mais um enorme campo de refugiados, em que as famílias receberão seu rancho no final do mês da ONU e perdurará por anos assim.
Estou torcendo para que os soldados Brasileiros que lá estão e os outros contingentes de soldados e organizações consigam despertar lideranças Haitianas, que possam reconstruir o país e que os Haitianos não fiquem observando a caravana dos estrangeiros passarem pelas suas ruas. Que o espírito religioso e a fé dos Haitianos possam enchê-los de esperança e coragem a superar as barreiras da miséria nascida do terremoto e dos sofrimentos pelas perdas irreparáveis dos familiares.