61 - Os Santos de Junho: Antônio, João e Pedro.
61 - Os Santos que celebramos em Junho: Santo Antônio, São João e São Pedro
Prof. Dr. Odalberto Domingos Casonatto
O calendário das Festas religiosas do mês de junho está cheio de solenidades, e todas elas nos levam aos santos mais populares do calendário religioso. Em nossa Paróquia não vai ser diferente.
Um pouco da história de Santo Antônio:
Quando Santo Antônio nasceu, seus pais deram-lhe o nome de Fernando. Quando cresceu tornou-se padre franciscano. Em Pádua na Itália, viveu a maior parte de sua vida. Foi pregador eloqüente. Muito popular em Portugal e no Brasil. Gosta de prestar auxílio, quando a ele recorremos. Possuidor de grande fé. Protetor das crianças. Dizem ter fundado a primeira creche ou abrigo para as crianças. Por isso é apresentado nas Igrejas, carregando uma criança. Tem fama de potentíssimo milagreiro, sendo evocado constantemente pelos devotos: ele cura enfermidades, encontra objetos perdidos e arranja casamentos para as mulheres.
João Batista, o que batizou Jesus.
João Batista e Jesus Nazareno eram primos em segundo grau, porque Maria e Isabel mães de Jesus e João eram primas. Seria o Precursor, isto é: o preparador da chegada de Jesus. Aquele que foi chamado “A vós que clama no deserto’’ Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus. João era valoroso pregador, amigo da justiça e da verdade. (enfrenta Herodes, Herodíades e Salomé ). Vestia-se de peles de animais e alimentava-se de mel silvestre e frutas. Usando um cinto largo a volta da cintura e o seu cajado de pastor de ovelhas. Jesus disse dele: “Dos nascidos de mulher, João é o maior de todos”. Chamado o Batista porque por ele, o povo era batizado no rio Jordão, confessando os seus pecados. Produzi frutos de arrependimento. Eu vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas sandálias não sou digno de levar. Ele vos batizará com fogo e o Espírito Santo.
São Pedro é o dia do Papa Francisco I
Pedro, discípulo de Jesus e seu irmão André eram pescadores em Tiberíades, na Galiléia. Deu-se ali a pesca maravilhosa. Também a cura da sogra de Pedro.
A Pedro Jesus falou sobre o perdão. "Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete vezes.
Foi Pedro que em nome dos apóstolos afirma: Tu és o Cristo filho do Deus Vivo nosso Salvador. Sobre essa fé, edificarei a minha Igreja de paz e esperança.
A negação de Pedro
Jesus diz a Pedro. Tu me amas Pedro? Por três vezes. Pedro respondeu. Sim, Mestre eu vos amo. Disse Jesus . Mas me negarás por três vezes antes que o galo cante. E assim se deu. Distanciou-se aflito negando o seguimento a Jesus pela via Apía, em Roma quando Jesus lhe aparece e diz: aonde vais Pedro. Volte e apascenta as minhas ovelhas.
Animados pelo calor da fogueira de São João e do entusiasmo por Cristo destes santos, juntemo-nos aos santos do mês de junho no desmascaramento das injustiças e daqueles que a praticam e sejamos cristãos sem temor.